Clínica CAPSII
Publicada em 08/06/18 às 10:28h - 41 visualizações
Taubaté
é considerado a melhor cidade do Vale do Paraíba SP

tamu juntos


 (Foto: tamu juntos)
Município obteve boa avaliação na soma dos três indicadores de desenvolvimento humano e ficou em 84° lugar no ranking nacional da pesquisa Firjan

São José dos Campos

Das 39 cidades que compõem a RMVale, apenas Taubaté obteve boa avaliação na soma dos três indicadores de desenvolvimento humano no ranking Firjan (com nota superior a 0.8).
Em posição um pouco mais privilegiada, a cidade (84º lugar no ranking nacional e 59º no estadual) ganhou o 'selo azul', de alto desenvolvimento nos três indicadores.
Foi também o município da região mais bem colocado nos últimos anos do levantamento, com destaque na área de saúde pública --61º posição entre os 645 municípios paulistas. Recebeu o índice final de 0.90.
Na área de educação recebeu a pontuação 0,86, e ficou em 603º lugar no ranking nacional, segundo o estudo.
A exemplo de São José, o indicador emprego e renda na cidade também não foi dos melhores: nota 0,76 (média 2011).
O título de município que mais investiu na três áreas foi para Louveira (SP), com 0.92 pontos no índice geral.

Ranking. No ranking de desenvolvimento humano na RMVale, São José --a maior cidade da região-- está em terceiro lugar, atrás de Guaratinguetá, segunda colocada com IFDM 0.80 (309ª posição no país).
São Sebastião ocupa 4ª colocação (403º lugar), seguida de Caçapava (404º). Pinda (433º) encerra a lista das seis melhores posicionadas.
O prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior (PSDB), foi procurado por O VALE por meio de sua assessoria de imprensa, mas não retornou as ligações para comentar o desempenho.

Piores. O desempenho mais fraco entre as cidades da região ficou com Redenção da Serra (3.514º lugar nos dados nacionais, 641º no Estado e nota final 0.59 em 2011). 
Queluz ocupa algumas posições acima em relação a Redenção. A cidade é a 3.303ª colocada (índice 0.60). 
O prefeito da cidade, Benedito Manoel de Morais (PMDB) também foi procurado, mas não foi localizado para comentar o estudo.
"O fraco desempenho de cidades do interior chega a surpreender, pois sempre foram bem conceituadas, principalmente em educação", disse o especialista Jonathas Goulart.
Para ele, ainda existe uma diferença grande nos orçamentos executados em comparação a municípios maiores, mas isso não deveria refletir na política de atendimento básico, já que boa parte das verbas destinadas vem dos governos estadual ou federal. 
Para o economista da Unitau (Universidade de Taubaté) Edson Trajano, o índice IFDM é válido, mas ainda precisa ser aperfeiçoado.
"Temos os números, mas não temos uma avaliação mais qualitativa nos três segmentos da pesquisa", afirmou.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Tamu juntos Taubaté SP
(12) 99103-5351

Hora Certa
 
Redes Sociais


RadiosNet
Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads
+ Acessadas

Nossos Facebooks
  • Adalberto shuen
    Cidade: Taubaté
  • Adalberto de Deus (Shuen)
    Cidade: Taubaté
Bate Papo

Digite seu NOME:


Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 200000102 Usuários Online: 45015


Reservas
Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Parceiros

Copyright (c) 2018 - Tamu juntos Taubaté SP - Todos os direitos reservados